Além da proposta de instalação de um restaurante no terminal, distrital sugeriu a ampliação dos serviços do Na Hora para as 14 unidades do RC
A ampliação e requalificação dos Restaurantes Comunitários é uma das ações que o deputado Joaquim Roriz Neto (PL) defenderá na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). São do parlamentar as indicações que sugerem a construção de uma unidade do RC na Rodoviária do Plano Piloto e a ampliação dos serviços do Na Hora para os estabelecimentos.
Uma antiga reivindicação dos usuários do terminal, que recebe diariamente mais de 700 mil pessoas, a instalação de um Restaurante Comunitário na Rodoviária do Plano Piloto beneficiará milhares de pessoas que trabalham na região central da capital, tal como os próprios passageiros que transitam pelo local.
Quanto ao uso do espaço para o Na Hora, a exemplo do que já acontece em outras capitais, possibilitará o pleno exercício da cidadania, bem como a promoção da integração social da população mais carente por meio da emissão de documentos, negociação de dívidas e demais ações de interesse para a comunidade.
Joaquim Roriz Neto, que terá como bandeira a defesa das pautas sociais e da população mais carente, justifica a relevância dos pedidos encaminhados ao Executivo. “Os restaurantes são fundamentais para garantir segurança alimentar e mais dignidade à população. A utilização dos espaços para algumas ações do Na Hora auxiliará e barateará os custos para a resolução de problemas simples, sem que o cidadão tenha que se deslocar para muito distante de casa. É a otimização do espaço em benefício da comunidade”, explicou.
Refeição de qualidade
Com a primeira unidade inaugurada em 2001, em Samambaia, durante o governo de Joaquim Roriz, o Rorizão, como tornou-se popularmente conhecido, oferece refeições de qualidade e a preço popular para a comunidade. Em 2009, tornou-se um programa oficial do Governo do Distrito Federal.
Atualmente existem 14 Restaurantes Comunitários no DF, localizados em Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Sol Nascente. Sendo que as unidades de Brazlândia, Paranoá, Sol Nascente, Planaltina, Samambaia, Ceilândia, Sobradinho, São Sebastião e Estrutural também servem café da manhã.