Da redação
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou nesta quinta-feira (22) o nome do pré-candidato a vice-governador em sua chapa para as eleições de 2026. O escolhido é Adriano Silva (Novo), atual prefeito de Joinville. O anúncio foi feito nas redes sociais do governador, acompanhado da declaração: “A direita se uniu em Santa Catarina. Que seja exemplo para o Brasil!”.
Adriano Silva, que ocupa o cargo de prefeito de Joinville, deverá deixar a prefeitura até 4 de abril, conforme determina a legislação eleitoral. Em vídeo publicado junto ao anúncio, ele afirmou que cumprirá essa exigência com “serenidade, planejamento e dor no coração”.
“Para aceitar esse desafio, a legislação eleitoral exige que eu deixe o cargo de prefeito de Joinville. Farei isso com serenidade, planejamento e, claro, com dor no coração pelo sentimento de quem ama a cidade que governa. Mas essa não é uma decisão pessoal, é a oportunidade de trabalhar ainda mais. Agora, em escala estadual, por Joinville, por todas as cidades de Santa Catarina”, declarou Adriano Silva.
As eleições de 2026 estão marcadas para os dias 4 e 25 de outubro e vão eleger representantes para os cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Além disso, outros nomes foram citados como pré-candidatos ao Senado por Santa Catarina em 2026, entre eles Carlos Bolsonaro (PL-RJ), Carol de Toni (PL), Esperidião Amin (PP) e Gilson Marques (Novo).






