Joseleide Lázaro articula parceria com o DF para conter danos do aterro Ouro Verde

Da redação do Conectado ao Poder

Caesb dará suporte técnico e laboratorial para monitorar impactos ambientais causados pelo vazamento de chorume em Goiás

O prefeito de Padre Bernardo (GO), Joseleide Lázaro (União Brasil), anunciou nesta quinta-feira, 3 de julho, uma parceria entre os governos de Goiás e do Distrito Federal para enfrentar os danos ambientais provocados pelo chorume do aterro particular Ouro Verde. A iniciativa visa mitigar os impactos ambientais que atingem áreas do Entorno do DF.

Durante o encontro, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luís Antônio Reis, firmou o compromisso de prestar suporte técnico-científico, colocando à disposição os laboratórios da companhia para a elaboração de um plano de monitoramento ambiental. “Toda a parte de testes, apoio técnico e mediação será realizada pela Caesb. Estamos à disposição para trabalhar com o comitê de crise no que for necessário”, afirmou Reis.

A reunião, mediada pelos secretários Pábio Mossoró (Goiás) e Cristian Viana (Distrito Federal), também discutiu soluções emergenciais para o tratamento do chorume. Eles irão coordenar a identificação de outros aterros sanitários que possam receber parte dos resíduos. “Temos o Aterro Sanitário Baru, em Águas Lindas de Goiás, e outras unidades. Se cada um puder receber uma parte, conseguiremos resolver o problema a tempo e evitar danos maiores”, destacou Mossoró.

Além das autoridades estaduais, participaram da agenda a secretária de Meio Ambiente de Padre Bernardo, Daiana Monteiro, a vereadora Emília Monte Alto e técnicos da Caesb. A união de esforços entre os governos pretende evitar uma crise ambiental maior na região e garantir a segurança sanitária das comunidades afetadas.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui