Início Mundo Justiça social pode conter ciclo vicioso de crises, diz líder da Assembleia...

Justiça social pode conter ciclo vicioso de crises, diz líder da Assembleia Geral


Da redação

Começou nesta segunda-feira, em Nova Iorque, a 64ª Sessão da Comissão de Desenvolvimento Social da ONU. O foco do encontro é promover a justiça social por meio de políticas coordenadas, equitativas e inclusivas. A presidente da Assembleia Geral da ONU, Annalena Baerbock, destacou a importância de manter a luta pela igualdade, mesmo diante de um cenário internacional repleto de desafios urgentes.

Baerbock afirmou que o desenvolvimento social está “intrinsecamente ligado” aos principais desafios globais. Ela explicou que “a fome não apenas acompanha a insegurança e os conflitos, mas também os alimenta”. Segundo a presidente, é necessário interromper o “ciclo vicioso” em que o estresse climático gera fome e pobreza; a fome impulsiona migração e conflitos; e os conflitos aprofundam ainda mais a privação.

Para Baerbock, cumprir as metas de justiça social e desenvolvimento não é apenas um “imperativo moral”, mas também representa um investimento em estabilidade e resiliência. Ela ressaltou que esse compromisso é válido em todas as sociedades, e que, quanto mais cada pessoa é empoderada, mais forte se torna a economia e a própria sociedade.

A chefe da Assembleia Geral fez um apelo aos ministros reunidos para a adoção de medidas concretas, como a implementação de sistemas de proteção social bem financiados e adaptáveis. Ela também defendeu a criação de estratégias nacionais de combate à pobreza que considerem as necessidades de crianças e famílias, além de melhores investimentos na coleta de dados desagregados, para garantir que as políticas não deixem ninguém para trás.

Segundo Baerbock, tais iniciativas são ainda mais importantes diante do início do processo de acompanhamento de cinco anos para a revisão de alto nível de 2031 sobre desenvolvimento social. Ela ressaltou que esses esforços são essenciais para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. A 64ª sessão busca transformar a Declaração Política de Doha em ações concretas nas áreas de erradicação da pobreza, trabalho decente e integração social.