Início Brasil Líder de manifestação que atacou ônibus no centro de SP é preso...

Líder de manifestação que atacou ônibus no centro de SP é preso em flagrante

- Publicidade -


Da redação

Antônio Agripino da Silva, conhecido como Preguinho, foi preso em flagrante por agentes da Guarda Civil Metropolitana nesta quinta-feira (12), após ser filmado esvaziando pneus de ônibus no Terminal Parque Dom Pedro 2º, no centro de São Paulo. Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, Preguinho responderá por suspeita de atentado à segurança de meio de transporte, furto e associação criminosa.

O protesto, que terminou em depredação de ônibus, ocorreu durante o processo eleitoral do SindMotoristas, sindicato dos motoristas e trabalhadores dos ônibus do município, cuja eleição está prevista para 10 e 11 de março. Preguinho é candidato à presidência do sindicato pela chapa Oposição e Luta. Vídeos e câmeras de segurança flagraram integrantes do grupo, vestidos de laranja, furando pneus de ônibus, bloqueando veículos e retirando passageiros dos coletivos.

Segundo a companhia municipal de transporte, 52 linhas foram afetadas pela ação, que durou cerca de uma hora e paralisou parcialmente o terminal, retomando as atividades por volta das 13h. Funcionários relataram que os sindicalistas retiraram válvulas dos pneus de pelo menos seis ônibus e tomaram as chaves dos veículos, o que fundamentou a acusação de furto.

José Valdevan de Jesus Santos, o Noventa, também candidato à eleição em outra chapa de oposição, afirmou que o protesto ocorreu em meio a disputas judiciais sobre a coordenação do pleito e controvérsias relativas aos números das chapas, além de reivindicações sobre o uso de urnas eletrônicas na eleição do próximo mês.

Em nota, o SindMotoristas repudiou os atos de vandalismo, classificando-os como tentativa de tumultuar o processo eleitoral. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte e a SPTrans também manifestaram repúdio, informando que o policiamento foi reforçado e um boletim de ocorrência será registrado.