Lideranças comentam sobre o encontro com o governador

Rollemberg-assustadoRodrigo Rollemberg e empresários debateram demandas que vão desde melhorias na mobilidade urbana até a desburocratização da máquina pública.

Durante almoço organizado pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), ontem (9) o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg falou com dezenas de lideranças do setor produtivo. O encontro teve como principal objetivo o estreitamento da relação entre o GDF e os empresários, além da apresentação de uma pauta com demandas que vão desde melhorias na mobilidade urbana até a desburocratização da máquina pública.

De acordo o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), Flávio Correia de Sousa, o encontro foi positivo, mas é preciso colaboração por parte do governo. “Creio que a vinda do governador demonstra uma abertura ao diálogo, o que é importante. No entanto, é preciso que o GDF dê maior atenção aos pagamentos em aberto e que não tente forçar descontos, pois os empresários já estão sofrendo muito e não é possível manter a situação como está”, disse.

Para o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, o encontro serviu como uma reaproximação entre o governo e os empresários. “Vejo com bons olhos a fala do governador e percebo que ele está realmente empenhado em destravar a máquina pública, e isso é importante”, afirmou.

Para o presidente das Organizações PaulOOctavio, Paulo Octávio, é fundamental que se dê melhores condições para o empresariado. “Brasília tem um grande potencial, e nós apostamos nisso. A capacidade de geração de emprego no setor público só vem caindo, e é no setor privado que estão as grandes oportunidades”, afirmou.

O que disse o governador Rodrigo Rollemberg sobre as seis principais demandas apresentadas durante o encontro:

Mobilidade urbana
“Estamos organizando o sistema e corrigindo distorções e erros que vinham sendo cometidos. A questão do transporte coletivo no período da madrugada é algo caro pra mim, que já apresentei inclusive um projeto sobre esse assunto quando estava no Congresso. Vamos ampliar o metrô e aprimorar a cada dia o serviço oferecido à população. Sobre a Zona Azul, estamos abertos a discutir propostas”

Segurança pública
“As ações estão sendo intensificadas por todo o Distrito Federal. Os números já estão apresentando melhoras e queremos reduzir ainda mais a criminalidade na nossa região. Tenho confiança de que estamos no caminho certo com o Pacto pela Vida. Temos muito o que evoluir, mas os avanços nesses primeiros meses já foram bastante satisfatórios”

Desburocratização
“Não tenham dúvidas de que esse problema da demora na liberação de alvarás, por exemplo, incomoda mais a mim do que aos senhores. É uma questão de honra a simplificação da vida do empresariado local. Teremos uma reunião na próxima terça-feira [14] para discutir esse assunto e muito em breve medidas nesse sentido serão anunciadas”

Feiras livres e ambulantes
“Essa questão deve ser tratada de forma mais ampla. É preciso dar condições dignas para essas pessoas trabalharem, mas ao mesmo tempo não é possível permitir que não paguem impostos e não tenham outras obrigações que os empresários possuem. Quero construir uma Política de Desenvolvimento para o Distrito Federal, e para isso é muito importante encontros como este de hoje [ontem]”

Refis e IPVA
“O nosso Mutirão de  Regularização Fiscal foi um grande sucesso e a população se mostrou muito parceira no sentido de procurar o governo para negociar suas dívidas. O resultado foi melhor do que o esperado. Mas estamos abertos a sugestões dos empresários para aprimorarmos o processo. Sobre o retorno da isenção do IPVA [para veículos 0 km], vamos estudar o que pode ser feito”

Revitalização da W3 Sul
“Este assunto terá no meu governo a devida atenção. Já estamos estudando algumas propostas, como a de isentar algumas atividades comerciais do pagamento do IPTU e até mesmo aumentar o IPTU para os imóveis que estiverem fechados. Temos ainda que estudar a viabilidade da implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), enfim, estamos definindo um plano de recuperação para a W3 Sul”.

Fonte: Jornal Alô Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui