Início Política Liga Forte União deixa o Cade sem respostas

Liga Forte União deixa o Cade sem respostas

- Publicidade -


Da redação

A Liga Forte União (LFU) não respondeu a um ofício enviado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em novembro de 2025, que solicitava dados detalhados sobre a entrada e saída de clubes e os faturamentos individuais antes de cada nova adesão. O prazo para encaminhamento das informações expirou no início de dezembro.

O Cade requisitou os dados para apurar se, em determinado momento, a soma dos faturamentos dos clubes e controladores fez a LFU ultrapassar os limites previstos na legislação antitruste. Pela lei, operações devem ser comunicadas previamente quando envolvem um grupo com faturamento anual mínimo de R$ 750 milhões e outra parte com pelo menos R$ 75 milhões de receita.

A falta de resposta da LFU foi registrada em relatório que servirá de base para o julgamento do caso, marcado para a próxima quarta-feira, 11. Desde novembro do ano passado, como medida preventiva, o Cade proibiu a LFU de admitir novos clubes, suspendendo a expansão da liga até o fim do processo.

O inquérito, aberto em agosto de 2024, investiga se a formação e funcionamento da LFU representaram uma estrutura econômica organizada, com atuação coordenada entre clubes que são concorrentes. A investigação considera aspectos como regras de governança, decisões coletivas e negociações conjuntas de direitos comerciais, especialmente os de transmissão.

Outro foco da apuração é a atuação de investidores e empresas responsáveis pela comercialização dos direitos. Para o Cade, essa participação pode caracterizar a operação como um ato de concentração realizado sem o aval prévio da autarquia, o que fere a legislação antitruste.