Livro sobre trajetória do Gabinete de Goiás é lançado em sessão especial no Senado

- Publicidade -

Obra registra quase sete décadas de atuação do Gabinete de Representação de Goiás em Brasília, destacando sua importância estratégica na defesa dos interesses do estado junto ao governo federal.

O Governo de Goiás lançou nesta quarta-feira (20/08), em Brasília, o livro “A história do Gabinete de Representação de Goiás na capital federal: 70 anos de articulação federativa e presença institucional”. A publicação foi apresentada durante sessão solene no Senado Federal que celebrou o aniversário de criação do órgão e contou com a presença de diversas autoridades.

Criado em 1956, no Rio de Janeiro, ainda antes da inauguração de Brasília, o Gabinete de Representação de Goiás é ligado à Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serint) e responsável por articular os interesses do estado junto ao governo federal, buscar parcerias estratégicas, captar recursos e promover as potencialidades goianas.

Para o senador goiano Pedro Chaves, autor da proposta de sessão especial, celebrar a longevidade do escritório é reafirmar a importância do diálogo e a cooperação entre os estados e a capital federal. “Esse trabalho é fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos”, observou o senador, também reforçando a importância de Goiás continuar presente, forte e respeitado no centro das decisões políticas.

A dimensão prática do trabalho desenvolvido pelo Gabinete foi ressaltada pelo secretário de Estado das Relações Institucionais, Armando Vergílio, ao destacar que a atuação da representação muitas vezes passa despercebida pela população, mas que é decisiva para conquistas estratégicas. “Seu papel muitas vezes é silencioso, mas absolutamente essencial, porque aqui, nesta capital, as decisões são tomadas diariamente e impactam significativamente a vida da população goiana”.

O chefe do Gabinete de Representação de Goiás em Brasília, Renatho Melo, aproveitou a ocasião para enaltecer o trabalho dos servidores goianos que, mesmo antes da inauguração de Brasília, já contribuíam de forma decisiva para a construção de um projeto nacional.

Para ele, a publicação do livro com a história do órgão é uma forma de repassar às novas gerações de servidores a importância da representação de Goiás em Brasília e também de aprender com a história. “Assim como o primeiro representante transmitiu às gerações seguintes a importância de representar Goiás com firmeza e dignidade, cabe a mim aprender com esse legado e também ensiná-lo”, afirmou.

A solenidade reuniu ainda a coordenadora da bancada goiana no Congresso, deputada federal Flávia Morais (PDT), que reforçou a parceria institucional, ao reconhecer a importância do suporte oferecido hoje pelo Estado de Goiás – através do Gabinete de Representação – ao trabalho dos senadores e deputados goianos na busca por atender as demandas da população junto ao governo federal.

A solenidade também contou com a presença da deputada federal Lêda Borges, o secretário da Retomada, César Moura, o ex-secretário de Estado das Relações Institucionais, o vereador goianiense Lucas Vergílio, e o presidente do Conselho dos Representantes Estaduais em Brasília (Conrep), José Pires, além de ex-representantes, prefeitos, deputados e servidores do estado de Goiás.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui