Início Brasil Luís Villafañe assume como novo representante diplomático de Togo

Luís Villafañe assume como novo representante diplomático de Togo

- Publicidade -


Da redação

O Plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (8), a indicação do diplomata Luís Ivaldo Villafañe Gomes Santos para o cargo de embaixador do Brasil no Togo. Com a aprovação, Santos fica apto para ser nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A indicação (MSF 47/2025), encaminhada pela Presidência da República, teve como relator o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), etapa anterior à votação em Plenário, o diplomata destacou que pretende fortalecer parcerias nas áreas de educação científica e energia sustentável, setores considerados estratégicos para o Togo.

Hamilton Mourão ressaltou que Luís Ivaldo Villafañe Gomes Santos possui “larga experiência em nações africanas”, tendo atuado em embaixadas do Brasil na Etiópia, Angola e Benim.

Santos exerce, desde 2020, a função de embaixador no Iraque. No Itamaraty, ocupa o posto de ministro de segunda classe, o penúltimo nível na carreira diplomática.

Ao longo da carreira, Luís Ivaldo Villafañe Gomes Santos já trabalhou também em representações diplomáticas brasileiras na Suécia, Áustria, Bélgica e Estados Unidos.

(Agência Senado – Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)