Da redação do Conectado ao Poder
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destaca que o Congresso não reflete a vontade da periferia e critica a extrema-direita.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou que a anistia aos condenados pelos eventos de 8 de janeiro corre o risco de ser aprovada no Congresso caso seja pautada. A declaração foi feita durante um encontro com comunicadores e ativistas na maior favela de Belo Horizonte, no dia 4 de setembro de 2025.
A conversa foi transmitida ao vivo por meio da página do presidente no Instagram. O alerta de Lula veio após um participante do evento gritar “sem anistia”, enquanto o presidente criticava a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. “Se for votar no Congresso, corremos o risco de (ter aprovada a) anistia. O Congresso não é eleito pela periferia. A extrema-direita tem muita força ainda”, enfatizou.
O presidente destacou ainda a importância da soberania nacional e defendeu a democracia, afirmando: “Estamos vivendo um momento delicado, precisamos politizar nossas comunidades”. Lula ressaltou que não há necessidade de medo ao criticar o governo, afirmando que “se estiver errado, tem que meter o cacete mesmo”.
A primeira-dama, Rosângela da Silva, também participou do evento, destacando a necessidade de maior participação da população na política e na fiscalização do uso de recursos públicos. Ela pediu que as comunidades se tornem ativas na comunicação e no acompanhamento das ações do governo.










