Da redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou neste domingo (data não informada) o novo Centro de Emergência 24h para crianças e adultos do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Durante a cerimônia, Lula afirmou que os hospitais federais da região sempre foram utilizados como “peça de troca” em campanhas eleitorais anteriores.
Lula destacou que a parceria formada em dezembro de 2024 entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde encerrou esse uso político dos hospitais, graças ao aporte de recursos de ambos os órgãos. Segundo o presidente, a ampliação dos investimentos federais garantiu ao município o repasse de R$ 150 milhões, além de R$ 610 milhões anuais do Teto MAC destinados ao custeio de serviços de saúde de média e alta complexidade.
O presidente também ressaltou a importância de combater notícias falsas nas redes sociais e o uso excessivo dos celulares. “Mentira leva à violência”, afirmou, citando casos de violência contra a mulher. Lula declarou que “2026 será o ano da verdade” e defendeu a criação de regras para o debate político, priorizando a veracidade das informações.
Lula afirmou ainda que a situação do hospital, registrada antes e depois da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, evidenciará a diferença na qualidade dos serviços e desmentirá críticas infundadas. “Antes e depois vai desmascarar quem fala bobagem”, concluiu.
No início do evento, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que completa 14 anos no cargo, brincou ao afirmar que o prefeito da cidade “é muito mais importante que o presidente da República”. Lula respondeu afirmando que Paes acertou em quase tudo, mas ponderou: “O Rio de Janeiro não é mais importante que o Brasil”.








