Início Eleições Lula lança campanha à reeleição de 2026 com vídeo e discurso em...

Lula lança campanha à reeleição de 2026 com vídeo e discurso em São Bernardo


Da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez seu primeiro discurso como candidato oficial à reeleição durante um comício no Estádio Municipal 1º de Maio, em São Bernardo do Campo. Ele usou chapéu devido a um tratamento de radioterapia para câncer de pele, explicou ao público que não pode tomar sol na cabeça e destacou: “Vou tirar o chapéu para todos vocês”.

Lula dedicou parte do discurso a agradecer a atual esposa, Janja da Silva, lembrar da ex-esposa Marisa Letícia, falecida em 2017, e citar a mãe, dona Lindu, em referência às mulheres brasileiras. Defendeu que as terras raras só serão negociadas pelo Brasil e ressaltou a necessidade de combater a violência contra as mulheres: “Mulheres desse país, não baixem a cabeça nunca, porque os homens têm que aprender a respeitar vocês. Deus fez a gente igual. Não é possível que não termine com essa violência”.

No evento, o vice-presidente e candidato à reeleição Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que a política industrial do governo Lula contribuiu para a retomada da produção de veículos em fábricas antes fechadas. Alckmin mencionou que, onde funcionavam as unidades da Mercedes-Benz em Iracemápolis e da Ford na Bahia, agora operam, respectivamente, a GWM e a BYD. O vice-presidente também destacou acordos comerciais do Mercosul com Singapura e com a Associação Europeia de Livre Comércio, além do tratado com a União Europeia.

Ainda no comício, outras autoridades discursaram, como o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e as candidatas ao Senado por São Paulo Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (Rede). Lula relembrou origens sindicais e reforçou propostas, como o fim da Escala 6X1 para trabalhadores. Durante o evento, foi apresentado um vídeo em que leu carta escrita por ele em 1979, enquanto participava do movimento sindical.