Da redação do Conectado ao Poder
Mesmo com queda na aprovação, presidente mantém vantagem nas simulações de segundo turno para a próxima eleição presidencial

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto nas principais simulações de segundo turno para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta quinta-feira (3). O levantamento mostra que o atual presidente venceria Jair Bolsonaro (PL), com 44% contra 40%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, o resultado configura empate técnico, embora Lula esteja numericamente à frente.
Mesmo inelegível, Bolsonaro segue sendo testado nos cenários da pesquisa, refletindo sua influência política. Entre os entrevistados, 13% afirmaram que votariam em branco, nulo ou que não pretendem comparecer às urnas, enquanto 3% se disseram indecisos. A rejeição do ex-presidente se mantém elevada após sua condenação por abuso de poder pelo Tribunal Superior Eleitoral, o que o impede de disputar a eleição.
Quando a disputa simulada envolve Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a diferença a favor do petista cresce. Lula aparece novamente com 44%, contra 37% do governador. Nesse cenário, 16% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 4% ainda não sabem em quem votariam. O presidente também supera outros possíveis adversários, como Michelle Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Eduardo Bolsonaro (PL).
Apesar dos bons números eleitorais, Lula enfrenta seu pior índice de aprovação desde o início do mandato. A pesquisa indica que 56% dos entrevistados reprovam seu governo, um salto de sete pontos em relação ao levantamento anterior. Já a aprovação recuou para 41%. O estudo da Quaest foi realizado entre os dias 27 e 31 de março, com 2.004 entrevistas presenciais em todas as regiões do país, e possui margem de erro de dois pontos percentuais.