Início Brasil Lula participa da premiação da 20ª Obmep e destaca educação no Brasil

Lula participa da premiação da 20ª Obmep e destaca educação no Brasil


Da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira, 22 de junho, da cerimônia nacional de premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no Rio de Janeiro. O evento reconheceu 682 estudantes de todas as regiões do país com medalhas de ouro pelo desempenho na competição.

Durante a solenidade, Lula afirmou que a olimpíada tornou-se um “sucesso extraordinário” e destacou o empenho em combater os efeitos do descaso histórico com a educação no Brasil. O ministro da Educação, Leonardo Barchini, ressaltou que a Obmep se consolidou nos 20 anos de existência e é atualmente uma realidade nacional.

Além das medalhas de ouro, a edição de 2024 concederá 2.046 medalhas de prata e 5.888 de bronze. Entre os vencedores de ouro, 523 pertencem a escolas públicas e 159 a instituições privadas. São Paulo liderou o número de premiados nessa categoria, com 180 medalhas, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará, enquanto outros 51 mil alunos receberam menção honrosa.

A Obmep envolve anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em 99,9% dos municípios brasileiros. A iniciativa, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) desde 2005, oferece ainda vagas no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) e bolsas de R$ 300 a estudantes premiados de escolas públicas.

Durante a cerimônia, Lula e Barchini receberam os alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática em Tóquio, de 10 a 14 de julho. O Ministério da Educação destinou R$ 570 mil para custear a viagem de 17 estudantes do Cefet-RJ, sete do Colégio Pedro II e os professores acompanhantes.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou termo que autoriza o investimento de R$ 300 milhões voltados ao Sistema Nacional de Popularização da Ciência. O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, anunciou a criação da Olimpíada de Matemática para professores e a instalação de uma unidade do Impa Tech em Teresina, prevista para março do próximo ano.