Lula quer resolver entrave entre governador e vice do Maranhão após o Carnaval


Da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca intermediar o impasse político entre o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e seu vice, Felipe Camarão, na disputa ao governo estadual. Após o Carnaval, Lula pretende conduzir um acordo para a formação de uma chapa única que reúna os dois campos políticos.

A divergência ocorre porque Brandão quer lançar seu sobrinho, Orleans Brandão, como candidato ao governo, enquanto Camarão, do PT, defende candidatura própria, propondo que Orleans seja vice em sua chapa. Já o governador insiste para que Orleans seja o cabeça da chapa. Ambos disputam o apoio de Lula, que tenta manter sua base no estado sem desagradar o PT ou o atual governador.

Brandão, que era filiado ao PSB, está sem partido desde outubro de 2025 e tem buscado aproximação com legendas como União Brasil e Republicanos. O PT aposta que uma chapa reunindo Brandão e Camarão formará uma coligação robusta no Maranhão, unindo partidos do centro e da esquerda.

Caso o acordo seja concretizado, Lula apoiaria a candidatura de Brandão ao Senado. Nesse cenário, Brandão deixaria o governo em abril, abrindo espaço para que Felipe Camarão assumisse o comando do estado.

Além dessa disputa, outros nomes já lançaram pré-candidaturas ao governo do Maranhão. Entre eles estão Eduardo Braide, do PSD, que lidera as pesquisas, e Lahesio Bonfim, do Novo.