Início Distrito Federal Lula sanciona aumento de penas para furto e roubo de cabos no...

Lula sanciona aumento de penas para furto e roubo de cabos no DF

- Publicidade -


Da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta semana, uma lei que aumenta as penas para furto e roubo de cabos de energia, dados e telefonia no Distrito Federal. A medida foi adotada diante do aumento de ocorrências, que segundo a Polícia Civil chegam a oito casos por dia na região.

Entre 2024 e 2025, o Distrito Federal registrou 5.640 furtos de cabos, afetando diretamente serviços de iluminação pública e comunicação em diversos bairros. Brasília, Ceilândia e Taguatinga foram as áreas onde houve maior incidência, concentrando 3.091 casos no período analisado pelas autoridades.

Com a nova legislação, a pena para furto de cabos passou de um a quatro anos de prisão para dois a oito anos. Em casos de roubo, a punição agora pode variar de seis a dez anos e, quando o crime atingir serviços públicos essenciais, pode chegar a 12 anos de reclusão, além de multas.

Durante o mesmo período, a Polícia Civil realizou 315 prisões em flagrante, envolvendo 567 adultos e 32 menores. Foram ainda registrados dez termos circunstanciados ligados ao furto desses materiais. Essa atuação visa coibir os crimes e diminuir o impacto sobre a população.

Segundo Hudson Thiago, gerente da Neoenergia Brasília, os furtos trazem riscos à segurança pública e afetam a qualidade do fornecimento de energia. Ele ressaltou a dificuldade na reposição dos cabos furtados, agravando transtornos para moradores das áreas atingidas. Autoridades reforçam a importância das denúncias por meio dos canais 197 e 190.

A Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública S.A. informou que, apenas nos três primeiros meses de 2026, teve 21 quilômetros de cabos furtados, causando prejuízo de R$ 432 mil. Em 2025, foram 96 quilômetros de perdas, totalizando custo de R$ 1,9 milhão. As empresas reforçaram medidas de proteção e passaram a substituir cabos de cobre por alumínio.