Da redação
O presidente deposto da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou estar “bem”, em mensagem divulgada no sábado (28) nas redes sociais, a primeira manifestação desde que foi capturado e levado aos Estados Unidos, onde responde a acusações de narcotráfico. Maduro foi detido pelas forças americanas durante uma incursão militar em Caracas, em 3 de janeiro, que incluiu bombardeios na capital venezuelana.
O ex-presidente e sua esposa, Cilia Flores, foram levados para uma prisão de segurança máxima no Brooklyn. “Estamos bem, firmes, serenos e em oração permanente”, escreveu Maduro, dias antes da Semana Santa, data significativa para o país de maioria católica. Ele agradeceu o apoio recebido: “Cada palavra de amor, cada gesto de carinho, cada expressão de apoio enche nossa alma e nos fortalece espiritualmente.”
Maduro está em uma cela isolada, sem acesso à internet ou jornais, podendo sair ao pátio apenas uma hora por dia. Segundo fonte consultada pela AFP, ele pode telefonar para a família e advogados por até 15 minutos diários. Não está claro se ele ditou ou apenas aprovou a mensagem, assinada em conjunto com Flores.
Na última quinta-feira, o casal compareceu a um tribunal federal de Nova York, onde o juiz rejeitou pedido da defesa para arquivar as acusações. A mensagem foi publicada nas plataformas X e Telegram, antes utilizadas apenas para contagem dos dias de “sequestro”.
Enquanto isso, Delcy Rodríguez, que assumiu interinamente, não comentou a mensagem. Ela tem se aproximado de Washington e desmontado, em quase três meses, a estrutura do governo anterior. Em ato com evangélicos, pediu oração por Maduro e Flores, mas não mencionou o julgamento.





