Mãe de adolescente atingido por raio sentiu que o filho "ia morrer"


Da redação

A mãe de Eduardo Linhares, de 17 anos, relatou ao portal Metrópoles o momento de pânico vivido durante a manifestação convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no último domingo (25/1), próximo ao Memorial JK. Ela conta que foi atingida por um raio enquanto estava ao lado do filho e do marido. “Acredito que tenha sido proteção de Deus, pois eu estava bem ao lado do meu filho e do meu marido. No caso do meu filho, o raio ‘saiu’ pelas nádegas”, declarou.

Segundo a mãe, o impacto do raio a lançou para longe e a fez desmaiar por aproximadamente dez segundos. Ao recobrar a consciência, encontrou o marido e Eduardo caídos no local. “A sensação era que os dois iam morrer. Foi horrível”, desabafou. Ela relatou ainda que o adolescente sofreu as queimaduras mais graves e foi atendido em um hospital particular, onde realizou exames e apresentou melhora, com previsão de alta para terça-feira.

O tio de Eduardo, Antônio Linhares, 44 anos, também auxiliou no socorro das vítimas, destacando que o cunhado quase precisou de cirurgia, mas acabou não sendo necessário. Segundo ele, ajudou a transportar cerca de 12 pessoas de outros estados para hospitais do Distrito Federal.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do DF, 89 pessoas foram atendidas durante o ato, a maioria com hipotermia. Das vítimas, 47 foram levadas a unidades de saúde, sendo que 11 demandaram cuidados específicos após o raio. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF informou que 27 deram entrada no Hospital de Base e 14 no Hospital Regional da Asa Norte.

Até o momento, não há registro de mortes relacionadas ao incidente. A mãe do adolescente afirmou que ficou traumatizada e teme sair na chuva após o episódio.