Início Mundo Mais de 160 mil estrangeiros deixam África do Sul após violência xenofóbica

Mais de 160 mil estrangeiros deixam África do Sul após violência xenofóbica


Da redação

Mais de 160 mil estrangeiros deixaram a África do Sul desde o fim de maio, após uma onda de protestos e atos violentos contra imigrantes irregulares, segundo dados de vários países compilados pela AFP. As autoridades sul-africanas confirmaram quatro mortes de estrangeiros nesses episódios: um etíope, um malauiano e dois moçambicanos.

A morte de dois moçambicanos em Mossel Bay, no sul do país, e o ultimato de 30 de junho estabelecido por grupos antimigração para que estrangeiros em situação irregular deixassem a África do Sul provocaram um êxodo considerado sem precedentes. A medida impulsionou a saída de grande parte da comunidade migrante do território sul-africano.

O governo do Zimbábue informou que cerca de 108.360 cidadãos retornaram ao país desde junho, sendo 33.800 repatriados com recursos do governo. O Malawi anunciou a repatriação de mais de 46.890 cidadãos por meio de 699 ônibus. O governo moçambicano não divulgou números, mas as autoridades sul-africanas relataram ter acompanhado aproximadamente 2 mil moçambicanos até a fronteira.

Antes do fortalecimento do grupo March and March, a organização antimigração Operação Dudula já atuava para impedir o acesso de estrangeiros a centros de saúde e escolas. Esses grupos alegam que imigrantes aumentam a criminalidade, estimada em média de 60 assassinatos diários, e retiram empregos da população local, que enfrenta taxa de desemprego de 32%.