Da redação do Conectado ao Poder
Equipamentos com inteligência artificial serão instalados
Para que os motoristas e pedestres consigam se locomover de forma mais tranquila nas cidades, existem sinalizações de trânsito e os semáforos são exemplos dessas sinalizações, que também funcionam como instrumentos para controle do tráfego. No DF, um lugar conhecido por ter um semáforo atrás do outro é a W3, mas são equipamentos que não contam com uma tecnologia inovadora para melhor controle de trânsito.
Para que inovações tecnológicas no trânsito ocorram, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai alterar todos os semáforos, como conta o diretor-geral do órgão, Thiago Nascimento.
“Nós vamos ter semáforos que serão controlados por inteligência artificial, então ele vai olhar os cruzamentos principais e ver a quantidade de carro que está na fila de um lado e do outro e ele mesmo vai calcular o tempo que ficará aberto e fechado. O equipamento já está comprado, falta só uma parte da licitação”, explicou.
A iniciativa será inovadora, de acordo com o diretor-geral. “A gente vai investir mais de R$ 100 milhões para trocar os mais de 400 semáforos, que transformarão Brasília em uma cidade inteligente. Nos equipamentos nós vamos conseguir instalar câmeras que vão conseguir acompanhar o fluxo de veículos, fazendo intervenções, porque caso tenha um acidente muito grave, a gente vai conseguir controlar do celular uma via para que uma ambulância tenha livre acesso, pois cria um corredor exclusivo para que ela chegue em uma hospital mais rápido”, pontuou.