A Comissão de Assuntos Sociais aprovou o Projeto de Lei n° 721/2023, de autoria do Deputado Joaquim Roriz Neto, que estabelece a criação de faixas exclusivas para ciclistas nos parques do Distrito Federal. A medida atende a uma reivindicação, tanto de ciclistas quanto de pedestres, e tem como objetivo garantir mais segurança nesses importantes espaços de convivência.
Além de promover o deslocamento mais seguro e harmônico, o projeto também destaca a preservação do meio ambiente. “As faixas exclusivas reduzem o risco de acidentes, assim como evitam o uso dos gramados e das áreas de jardim e de preservação de forma irregular, prejudicando o meio ambiente e potencializando a chance de acidentes”, destaca Roriz Neto.
O projeto também determina o estudo para a instalação das faixas, assim como a implementação de infraestrutura adequada e planejada. “Não podemos simplesmente abrir um caminho dentro de um parque que, por vezes, pode ser utilizado como rota de animais. Tudo deve ser planejado e o governo possui excelentes técnicos”, completa.
As faixas poderão ser compartilhadas por usuários com patins, patinete e skates. Veículos de atendimento a situações de emergência também estão autorizados a transitar, de forma excepcional, pela via.
O projeto ainda carece de aprovação por outras comissões, antes de ser apreciado em plenário.