Mandetta diz que Moro cometeu erros políticos que o tiraram da disputa presidencial

Por Sandro Gianelli

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União-MS) avalia que Sérgio Moro (União-SP) cometeu erros políticos que o deixaram numa situação complicada. Moro trocou o Podemos pelo União Brasil, partido que não dará legenda para o juiz disputar a presidência. Restará a Moro disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, no União, o presidenciável é o presidente da sigla, Luciano Bivar.

Faltam 20 dias

Quem precisa emitir, transferir ou regularizar o título de eleitor têm até o dia 4 de maio para deixar tudo em dia. Essa também é a data final para que pessoas transexuais ou travestis solicitem o uso do nome social no documento. Após essa data, terminam as alterações no cadastro eleitoral para as Eleições Gerais de 2022. As operações podem ser feitas on-line pelo sistema Título Net, acessível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Time reunido

O presidente do MDB-DF, deputado Rafael Prudente, reuniu a nominata do partido que irá concorrer a Câmara Legislativa e a Câmara Federal. Na nominata para deputado federal, estão Rafael Prudente, Vigão, Toninho Pop, Marli do Sindsaúde, Coronel Vasconcelos (PMDF), Guarda Jânio, Coronel Sant’Anna (PMDF) e Pedro do Ovo.

Nominata distrital

Já a nominata do MDB que concorrerá para deputado distrital estão Hermeto, Iolando, Gustavo Aires, Wellington Luiz, Risomar Carvalho, Cristiano Araújo, Tadeu Filippelli, Tabanez, Professor Jordenes, Giancarlo Chelotti, Telma Rufino, Dirsomar, Sargento Bonina (Véi da 12), Washington Mesquita, entre outros.


PT, PCdoB e PV

Os diretórios nacionais do PT, PCdoB e PV aprovaram a federação entre os três partidos. As siglas vão protocolar o pedido de federação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no início de maio. Após a validação pelo TSE, os partidos passaram a se unir por quatro anos, funcionando como uma legenda única, porém, com estruturas separadas.


Carnaval liberado

Algumas cidades farão uma espécie de Carnaval fora de época nesta semana. A medida se deu pela melhoria nos quadros de infecções do Coronavírus e pela restrição do Carnaval no início do ano. No DF, o governador Ibaneis deixou claro que não haverá proibição para os blocos de Carnaval.


Curtas

Público fiel – A Via Sacra de Planaltina levou 100 mil pessoas ao Morro da Capelinha.

Escola nova 1 – Os moradores de São Sebastião vão receber a construção de uma nova escola, o Centro Educacional Parque dos Ipês.

Escola nova 2 – Os moradores do Recanto das Emas vão receber a construção do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi), na quadra 510.

Contagem regressiva – Faltam 165 dias para o primeiro turno das eleições de 2022.


ENTREVISTA

Pepa

Suplente de deputado distrital

Quantas eleições você disputou e quantos votos você teve?

Fui convidado para ser candidato em 2002, mas só aceitei a missão, disputando minha primeira campanha em 2014 onde tive 4.196 votos. Em 2018 tive 10.048 votos, onde fiquei como segundo suplente de deputado distrital do PSC. Hoje sou filiado ao Progressistas, na condição de pré-candidato a deputado distrital.

A região do Arapoanga deve se tornar uma região administrativa?

Defendo que sim, da mesma forma que ocorreu com o Pôr do Sol/Sol Nascente, que fazia parte de Ceilândia. A região do Arapoanga, que hoje faz parte de Planaltina, deve se tornar uma região administrativa. Defendo isso desde a minha primeira campanha em 2014. A região não possui os equipamentos públicos necessários, fazendo com que a população se desloque para o centro de Planaltina e a melhor forma do poder público atender aquela comunidade é empoderando a região.

Qual área o Arapoanga abrangeria?

Defendo que o Arapoanga se torne uma região administrativa pegando toda a área rural e o Vale do Amanhecer. É importante para aquela comunidade ter essa representatividade e o orgulho de dizer que fazem parte da região administrativa de Arapoanga.


Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-lá na Coluna do Gianelli.

*Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista, colunista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli, de segunda a sexta, para o portal Conectado ao Poder e para o Jornal Alô Brasília e apresenta um programa de entrevistas, aos domingos, das 9h às 11h, na rádio Metrópoles – 104,1 FM.