Início Distrito Federal Manoel de Andrade completa 26 anos como conselheiro do Tribunal de Contas...

Manoel de Andrade completa 26 anos como conselheiro do Tribunal de Contas do DF


Da redação

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade, completa 26 anos como conselheiro da instituição. Nomeado em 2000, Andrade conduz o órgão defendendo uma fiscalização voltada à prevenção de irregularidades e ao aperfeiçoamento da gestão pública, conforme ele próprio destacou.

Segundo pronunciamento de Andrade, a data é expressiva em sua trajetória, marcada pela passagem por diferentes profissões antes de ingressar na carreira pública. Ele afirmou: “Hoje completo 26 anos como conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, uma data muito significativa na minha vida. Não há prazer maior do que contribuir para a construção de um Brasil melhor por meio da atuação dos agentes públicos”.

O presidente ressaltou que sua atuação busca orientar gestores para evitar falhas administrativas. Ele declarou que o trabalho da Corte deve ir além da fiscalização tradicional, promovendo diálogo e acompanhamento para prevenir erros e desperdícios de recursos públicos. Andrade também afirmou ter como prioridade aproximar o TCDF da sociedade e tornar o órgão mais acessível ao cidadão.

Natural do Rio Grande do Norte, Andrade chegou a Brasília em 1973. Antes de ser nomeado conselheiro, trabalhou como servente, copeiro, garçom, taxista, foi deputado distrital por dois mandatos na Câmara Legislativa do Distrito Federal e secretário de Estado. Em sua gestão, o modelo de fiscalização preventiva, chamado por ele de “Tribunal da Pedagogia”, busca reduzir falhas e evitar prejuízos antes da adoção de sanções.