Mão de obra de reeducandas revitaliza bairros em Inhumas


Da redação

Quatorze reeducandas do regime fechado da Unidade de Polícia Penal Regional Feminina de Inhumas, a 45 km de Goiânia, trabalham atualmente na revitalização de bairros da cidade. Elas realizam serviços como limpeza urbana, tapa-buracos, capina, roçagem e manutenção de praças, ruas e avenidas.

A iniciativa faz parte de um convênio firmado, no fim de 2025, entre a Polícia Penal de Goiás e a Prefeitura de Inhumas. O acordo prevê a possibilidade de empregar até 50 detentas em atividades de interesse público no município.

As reeducandas são remuneradas pela prefeitura e cumprem jornada de trabalho das 8h às 17h, com pausa para o almoço das 12h às 13h. Durante o expediente, a escolta é feita por servidores penitenciários da Polícia Penal de Goiás.

De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), as presas têm direito à remição da pena pelo tempo trabalhado. Essa medida beneficia as detentas, contribuindo para a ressocialização e o cumprimento de suas penas.

A Polícia Penal de Goiás destaca que ações como essa promovem a inclusão social das reeducandas, além de trazerem benefícios diretos para a população de Inhumas com a manutenção e melhoria dos espaços públicos.