Da redação do Conectado ao Poder
Prefeito destaca início do sistema “Vai de Val” após 15 anos sem transporte e a realização de ações históricas na saúde pública da cidade

O prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius (MDB), anunciou avanços importantes em mobilidade urbana e saúde pública durante os primeiros meses de sua gestão. Entre as medidas mais impactantes está o início do funcionamento do “Vai de Val”, novo sistema de transporte público que rompe um jejum de 15 anos sem serviço regular no município. “Hoje a gente conseguiu implementar o serviço, um desafio enorme. Imagine só o que são 15 anos sem transporte. O morador já não confiava mais”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, o sistema está em fase de adaptação de rotas e horários, mas já com licitação em andamento para a circulação de até 30 ônibus. O projeto prevê veículos modernos, com câmeras, reconhecimento facial, acessibilidade para pessoas com deficiência e itens voltados ao bem-estar de passageiros com hipersensibilidade sensorial. “É um transporte eficiente, de qualidade, e que vai atender a nossa comunidade”, garantiu Marcus Vinicius. Um projeto de lei será encaminhado à Câmara para garantir gratuidade a idosos, gestantes, agentes comunitários e pessoas com deficiência.
Na área da saúde, a prefeitura realizou o maior programa itinerante da história do estado, com mais de 3 mil atendimentos só no primeiro dia. A ação, chamada “Saúde da Gente”, zerou filas de especialidades como cardiologia e urologia, além de exames por imagem. “Estamos no quinto mês de governo e já conseguimos isso. Zeramos as filas. O próprio responsável pela ação em Goiânia e Aparecida disse que nunca viu nada igual”, comemorou o prefeito.
A gestão também prepara a inauguração da nova UPA municipal, prevista para até o dia 20 de junho, e o lançamento do “Opera Val”, programa que vai permitir a realização de cirurgias eletivas — como histerectomias e vasectomias — dentro do município, evitando deslocamentos para Brasília ou Goiânia. “Essa unidade vai ter estrutura para resolver aqui o que antes obrigava o morador a sair da cidade”, explicou. Além disso, o projeto de reconstrução do antigo Cais já está em fase final e deverá transformar a unidade de saúde mais antiga da região em um novo centro moderno e bem equipado.




