Da redação
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defendeu nesta sexta-feira, 27, o fim da escala 6×1, prática comum no mercado de trabalho brasileiro que prevê seis dias de trabalho para um de descanso. A declaração ocorreu no Rio de Janeiro, durante cerimônia de assinatura de parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o programa SEJA, da Fundação.
Marinho rebateu críticas vindas de representantes do setor privado, que manifestaram objeções à proposta de redução da jornada. Segundo o ministro, a discussão sobre a jornada de trabalho busca conciliar interesses dos trabalhadores e dos empregadores, priorizando o bem-estar sem comprometer a competitividade.
Durante o evento, o ministro reforçou a importância do diálogo social. Luiz Marinho destacou que o Ministério do Trabalho e Emprego está comprometido com medidas que promovam melhores condições laborais, ressaltando que avanços só serão possíveis com o envolvimento de todos os setores.
A proposta de acabar com a escala 6×1 integra um conjunto de iniciativas voltadas à valorização do trabalhador. O ministro afirmou que a medida pode contribuir para maior qualidade de vida e produtividade. No entanto, Marinho reconheceu que as mudanças devem ser amplamente debatidas antes de serem implementadas.
Ao final da cerimônia, Luiz Marinho reiterou a disposição do governo federal em ouvir as demandas do setor produtivo, mas enfatizou a necessidade de modernizar as relações de trabalho, visando equilibrar interesses econômicos e sociais.





