Início Política Master, INSS e TSE: indicados por Bolsonaro ao STF são figuras-chave no...

Master, INSS e TSE: indicados por Bolsonaro ao STF são figuras-chave no ano eleitoral

- Publicidade -


Da redação

Os ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques, ambos indicados por Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), assumem posições estratégicas no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2024, ano de eleições municipais. Eles estarão à frente de casos de grande impacto e comandarão a Justiça Eleitoral durante o pleito de outubro.

André Mendonça, que já relatava processos sobre fraudes no INSS no STF, ficou também responsável, a partir desta quinta-feira, 12, pelo caso do Banco Master na Corte. Ele substitui Dias Toffoli, que deixou a relatoria após virem à tona ligações com um fundo administrado por Fabiano Zettel — cunhado de Daniel Vorcaro — e mensagens trocadas entre Toffoli e o banqueiro.

Os dois casos sob responsabilidade de Mendonça têm potencial de alcance explosivo e podem, em 2026, atingir políticos envolvidos tanto no esquema de descontos ilegais em aposentadorias quanto na rede bilionária articulada por Vorcaro. No caso do INSS, as investigações podem avançar sobre a suposta ligação de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho de Lula, com Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, um dos principais nomes do esquema.

Segundo a Polícia Federal, em 2025 foram rastreados negócios entre Antunes e a empresária Roberta Luchsinger, amiga de Lulinha, que foi alvo de buscas na Operação Sem Desconto. Lulinha e Careca do INSS inclusive estiveram no mesmo voo de Guarulhos a Lisboa, em novembro de 2024. Já no caso Master, Daniel Vorcaro e seu antigo banco mantinham relações com diversas figuras influentes de Brasília, e o conteúdo do celular de Vorcaro, acessado pela PF, pode trazer implicações para pessoas com foro privilegiado no STF.

No TSE, Kassio Nunes Marques assumirá a presidência entre maio e junho, com André Mendonça como vice, sucedendo Cármen Lúcia na chefia da Justiça Eleitoral durante as eleições.