Da redação
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a destinação de R$ 37,1 milhões ao Programa Gás do Povo em Alagoas até março de 2026. A medida visa combater a pobreza energética e fortalecer a segurança alimentar e social de famílias em situação de vulnerabilidade no estado.
O anúncio ocorreu durante a 16ª Caravana Federativa, realizada em Maceió nos dias 26 e 27 de fevereiro, promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR). O evento contou com a presença de ministérios e órgãos federais, com o objetivo de ampliar o acesso a programas sociais e fortalecer a articulação entre governos federal, estadual e municipal.
A ministra Gleisi Hoffmann destacou que a Caravana facilita o acesso de prefeitos e gestores a informações sobre programas federais. “Nós estamos aqui com cerca de 50 stands que representam todos os ministérios e órgãos importantes para explicar quais são os programas, como está o andamento e para resolver os problemas”, afirmou.
O secretário-executivo adjunto do MDS, Ranniêr Ciríaco, ressaltou a importância da orientação direta aos gestores locais sobre a execução de políticas públicas. A secretária Analúcia Alonso informou que o Programa Gás do Povo, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, tem meta de beneficiar 15 milhões de famílias, garantindo acesso gratuito ao botijão de gás.
Em Alagoas, em janeiro de 2026, 67 mil famílias beneficiárias de Maceió receberam vales do programa. Em fevereiro, mais 114 mil vales foram entregues a famílias que migraram da modalidade monetária para a gratuidade. Maria Jaciara da Conceição, mãe solo beneficiária, destacou a importância do auxílio e da inscrição no Cadastro Único para o acesso aos benefícios.






