Da redação
É explicado a razão pela qual há pessoas contraindo flurona
Muitas são as pessoas que estão procurando atendimento de saúde com sintomas gripais, devido ao surto de gripe e ao avanço de casos positivos para a Covid-19. Isso ocorre em razão da nova variante Ômicron ser mais contaminante do que as outras variantes, contudo ela é menos letal. A situação leva ao seguinte questionamento: “será que a variante é de fato mais leve ou será que agora a população está preparada melhor para esse tipo de situação?”, como pontuou o pneumologista Dr. Paulo Feitosa, em entrevista ao programa Pinga Fogo, da rádio Atividade.
O médico relatou um dos pontos diferenciais dessa variante. “Essa variante tem uma coisa diferente das outras. Por exemplo, uma coisa muito comum que as outras provocavam era um sintoma chamado anosmia, que é a perda do olfato e essa variante não costuma provocar isso e ela provoca muito menos pneumonia do que as outras variantes”, disse.
No entanto, para complicar mais a situação, agora tem quem pegue gripe, decorrente do vírus H3N2, ao mesmo tempo que Covid, mas o surto da gripe veio fora de época, como relatou o pneumologista. “Tivemos uma incidência grande de Influenza A e aconteceu de forma atemporal, porque a gripe, geralmente, acontece durante o período de frio, então no hemisfério sul, normalmente, a gripe acontece no meio do ano. A H3N2, que é o que está circulando, não estava prevista na vacina da gripe, além da vacinação ter sido muito baixa. Em 2020 e em 2021 a circulação foi baixa, porque a proteção da Covid também é a mesma proteção da gripe, com uso de máscara e álcool em gel, mas agora tem gente pegando as duas infecções ao mesmo tempo, o que chamam de flurona”, relatou.
Com a vacinação, o contato com a variante pode mudar muita coisa. “Como a gente tem uma quantidade de brasileiros muito grande vacinada, é possível que, tendo o contato com a Ômicron, no exame ocorra a situação de vírus não viáveis, ou seja, você está vacinado, você teve contato com o vírus e o sistema imunológico detonou ele, mas ficam fragmentos, então o teste vai ser positivo, mas você praticamente não teve a doença”, explicou o médico.