Início Brasil Mendonça é alvo de fake news sobre caso Master

Mendonça é alvo de fake news sobre caso Master


Da redação

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi alvo de uma fake news nesta sexta-feira, 20. Vídeos passaram a circular nas redes sociais, levando usuários a associarem uma discussão antiga entre Mendonça e o ministro Alexandre de Moraes ao caso Master.

A gravação refere-se, na verdade, a um episódio ocorrido em abril do ano passado. Na ocasião, os dois ministros debateram durante o julgamento de um recurso apresentado pelo Google, sem qualquer relação com o caso Master.

O conteúdo dos vídeos foi editado de forma a sugerir que as imagens retratavam fatos recentes ou diretamente ligados ao processo envolvendo o banco Master, o que não corresponde à realidade, segundo informações oficiais.

André Mendonça ainda não se manifestou publicamente sobre a circulação do material descontextualizado. Até o momento, também não há registro de posicionamento do STF em relação à divulgação dos vídeos.

A propagação do conteúdo enganoso reforça o alerta sobre a importância de checar o contexto e a veracidade das informações antes de compartilhá-las, especialmente quando envolvem autoridades do Judiciário.