Início Política Mendonça e Fux desistem de ir a evento com participação de advogado...

Mendonça e Fux desistem de ir a evento com participação de advogado de Vorcaro e ex-sócio de resort

- Publicidade -


Da redação

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça e Luiz Fux, cancelaram sua participação no 2º Congresso Ibero-Brasileiro de Governança Global, que será realizado entre os dias 23 e 25 de fevereiro em Salamanca, na Espanha. A decisão ocorreu após Mendonça ser sorteado relator das investigações relacionadas ao Banco Master, cujo dono, Daniel Vorcaro, é defendido por um dos participantes do evento. Segundo Mendonça relatou a interlocutores, a desistência se deu por prudência; Fux também optou por não comparecer.

O congresso terá mesas presididas por Igor Tamasauskas, do escritório Bottini & Tamasauskas, defensor de Vorcaro e do empresário Alberto Leite, do grupo FS. Leite, amigo do ministro Dias Toffoli e ex-sócio do resort Tayayá — do qual Toffoli também foi sócio — participará de uma mesa sobre democracia, eleições e soberania digital.

Além dos atuais membros do STF, dois ministros aposentados, Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso, e cinco integrantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de Alexandre Ramos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), também estão previstos para o evento.

A relação entre Toffoli e Leite é conhecida desde que ambos assistiram juntos à final da Champions League de 2024 no estádio Wembley, em Londres, ocasião em que o STF custeou R$ 39 mil para a segurança do ministro. Em dezembro de 2023, Leite esteve no Tayayá, quando Toffoli também estava no resort, segundo registros oficiais.

Leite admitiu à Folha a amizade, mas negou relações comerciais com Toffoli. “Nem Alberto Leite nem quaisquer de suas empresas possuíram ou possuem vínculos societários ou relações comerciais com o ministro Dias Toffoli ou seus familiares”, afirmou a equipe do empresário.