O nível alto de rejeição nas pesquisas de opinião tanto do presidente Jair Bolsonaro quanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém no mercado acesa a esperança de que surja uma terceira via ao centro com força
O nível alto de rejeição nas pesquisas de opinião tanto do presidente Jair Bolsonaro quanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém no mercado acesa a esperança de que surja, em algum momento, uma terceira via ao centro com força.
Para os agentes do mercado ouvidos pelo Valor, um candidato de terceira via poderia ser mais competitivo em um segundo turno contra Lula do que o atual presidente.
Altos executivos de instituições financeiras pensam que ainda é cedo para se considerar o quadro fechado, a 14 meses da eleição. A opção mais conhecida do eleitorado para a terceira via, o ex-juiz Sérgio Moro, sequer tem filiação partidária e sua presença nas urnas é incerta. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), não sinalizou se deseja disputar o pleito e é desconhecido pelo eleitorado nacional.
Saiba mais
O PSDB está dividido e só deve escolher um candidato depois das prévias que ocorrem em novembro. Luiz Henrique Mandetta (DEM) e José Luiz Datena (PSL) não são vistos ainda como opções reais. E Ciro Gomes (PDT) não é visto como uma opção de centro palatável.
Fonte: Valor Investe