Por Sandro Gianelli
Ibaneis na Grécia e Celina no Buriti
A vice-governadora Celina Leão (PP) assume o GDF por 15 dias durante as férias do governador Ibaneis Rocha (MDB), que foi para a Grécia com a família. Celina já soma 81 dias no comando do Distrito Federal. A parceria entre ela e Ibaneis se fortalece a cada dia. Sua lealdade durante o afastamento do governador rendeu a indicação para concorrer ao GDF em 2026, quando Ibaneis deverá se candidatar ao Senado.
Participa DF
O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou um decreto atualizado para apurar casos de assédio no GDF. O decreto estabelece uma investigação preliminar sigilosa por meio de procedimento administrativo. As denúncias de assédio podem ser feitas de forma anônima através do site Participa DF, central telefônica 162 ou presencialmente nas ouvidorias do GDF. A Comissão Especial de Prevenção e Combate ao Assédio será responsável por receber as denúncias e avaliar sua veracidade.
Cotado para a CEF
Paulo Henrique Costa, presidente do Banco de Brasília (BRB) teve seu nome lembrado mais uma vez para se tornar o próximo presidente da Caixa Econômica Federal (CEF). O governo Lula anda insatisfeito com os resultados da gestão da presidente Rita Serrano e planeja substituir o comando da instituição.
Na bronca
“Meu amigo, você está me tirando mais de R$ 3 bilhões do FCO, você está nos tirando toda essa política baseada nesse incentivo que eu dou para a empresa. O fundo de combate à pobreza: quer saber quanto tem hoje? R$ 3 bilhões. Toda política social do governo é feita por intermédio de arrecadação das empresas que são incentivadas. Então é algo como ‘olha, eu vou amputar uma perna sua, mas lhe dar uma muleta’”, disse o governador Ronaldo Caiado, em relação a Reforma tributária, que deve prejudicar o Estado de Goiás.
Dias de glória
O município de Novo Gama já teve muitos dias de luta. Com a chegada do prefeito Carlinhos do Mangão (PL), a cidade começa a viver uma nova fase de realizações. Referente a Reforma Tributária, a única cidade do Estado de Goiás que vai crescer mais com a arrecadação é Novo Gama, que tem uma previsão de crescimento de quase 10% ao ano. Carlinhos do Mangão comemora e já sabe onde investirá esses recursos.
Lucas no União
O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti, deverá se filiar ao partido do governador Ronaldo Caiado, o União Brasil. Lucas tem seu mandato bem avaliado e deve ser reeleito em 2024. Lucas fez o dever de casa e uniu as principais lideranças políticas de Águas Lindas, incluindo os ex-prefeitos Hildo do Candango e Geraldo Messias, além de eleger um deputado estadual de Águas Lindas. Seu ex-secretário, Anderson Teodoro. Nos bastidores, Lucas chega a ser cotado para disputar a vice-governadoria em 2026, com Daniel Vilela (MDB).
* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, especialista em pesquisa de opinião pública, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli para o portal Conectado ao Poder e apresenta o Conectado ao Poder na rádio Atividade FM.
Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-lá na Coluna do Gianelli.