Mesmo com aval do Senado, governo dos EUA passa por paralisação parcial até votação na Câmara


Da redação

O governo federal dos Estados Unidos enfrenta uma paralisação parcial neste fim de semana, apesar da aprovação pelo Senado, na noite de sexta-feira, 30, do financiamento da maior parte das despesas do país até setembro.

A medida ainda precisa ser avaliada pela Câmara dos Representantes, que só deve retornar às atividades na segunda-feira, 2. Por isso, espera-se que a paralisação comece às 00h01 deste sábado, 31, e se prolongue durante todo o fim de semana.

A aprovação no Senado ocorreu após um acordo entre o presidente Donald Trump e os democratas, que decidiu separar o financiamento da Segurança Interna. O objetivo é permitir que o Congresso debata novas restrições relacionadas às operações de imigração federal em todo o território norte-americano.

Os senadores votaram por 71 a 29 pela aprovação de um pacote de US$ 1,2 trilhão, que engloba cinco projetos de lei para financiar diversas agências até setembro, além de um sexto projeto que prevê duas semanas de financiamento para o Departamento de Segurança Interna.

Segundo o Escritório de Gestão e Orçamento dos Estados Unidos, as agências afetadas “devem executar planos para uma paralisação ordenada”.