Da redação
A Metrobus lançou a campanha digital “Preservar é seguir em frente” para conscientizar a população sobre os impactos do vandalismo no transporte coletivo. A iniciativa, divulgada com vídeos curtos no Instagram oficial da empresa, destaca a necessidade de cuidar dos ônibus, considerados patrimônio de todos.
Segundo dados da Superintendência de Manutenção da Frota da Metrobus, em média, um ônibus deixa de operar diariamente devido a atos de vandalismo. Entre as ocorrências registradas estão pichações, bancos riscados e danos em entradas USB, equipamentos instalados para facilitar o dia a dia dos passageiros.
O vandalismo gera um prejuízo mensal de R$ 30 mil à empresa, além de exigir que equipes técnicas sejam desviadas de melhorias estruturais para a realização de reparos emergenciais. “O vandalismo retira ônibus de circulação, o que resulta em mais tempo de espera para o embarque e veículos lotados, além do prejuízo financeiro e do uso de mão de obra que poderia estar focada em melhorias para o próprio usuário”, afirmou o superintendente José Marcos Teixeira.
A campanha também incentiva a participação ativa dos usuários. A Metrobus orienta que, ao presenciarem atos de vandalismo, os passageiros denunciem pelo WhatsApp (62) 8591-8952.
A preservação dos ônibus é fundamental para garantir um serviço seguro, moderno e eficiente, de acordo com a empresa. A proposta da campanha é envolver toda a comunidade na responsabilidade pelo bom funcionamento do transporte coletivo.








