Início Mundo México captura Audias Flores Silva, apontado como sucessor de El Mencho

México captura Audias Flores Silva, apontado como sucessor de El Mencho


Da redação

As autoridades mexicanas capturaram nesta segunda-feira (27) Audias Flores Silva, considerado sucessor de Nemesio “El Mencho” Oseguera no Cartel Jalisco Nova Geração, durante uma operação no estado de Nayarit. A ação contou com centenas de militares e visou conter possíveis atos violentos após a morte de Oseguera em fevereiro.

Após a morte de “El Mencho” durante uma operação militar em Jalisco, houve uma onda de violência, incluindo bloqueios com veículos queimados em 20 dos 32 estados mexicanos. Flores Silva, apontado como um dos homens mais próximos de Oseguera, tornou-se alvo prioritário das autoridades do país e dos Estados Unidos.

A população de Nayarit foi orientada pelas redes sociais a permanecer em casa por precaução, diante do temor de novos confrontos. De acordo com especialistas, Flores Silva, conhecido como “El Jardinero”, teria sido responsável pela tentativa de aliança do CJNG com “Los Chapitos”, grupo ligado aos herdeiros de Joaquín “El Chapo” Guzmán.

Os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de 5 milhões de dólares pela captura de Flores Silva, que já havia ficado preso no país por cinco anos, sendo liberado em 2016. Segundo informações oficiais, ele controlava laboratórios de metanfetamina em Jalisco e Zacatecas e era requerido pela Justiça americana para extradição.

A Marinha do México executou a operação após 19 meses de monitoramento em conjunto com agências americanas. Flores Silva foi localizado na comunidade de El Mirador, onde estava protegido por cerca de 60 homens armados e 30 veículos, mas acabou detido ao tentar se esconder em um duto de drenagem. A prisão ocorreu sem confronto.

Durante a mesma operação, foi preso em Jalisco César Alejandro “N”, conhecido como “El Güero Conta”, operador financeiro do grupo. Em Tamaulipas, no nordeste do país, as autoridades informaram também a captura de Alexander “N”, identificado como “R9” e apontado como chefe do grupo Los Metros, ligado ao Cartel do Golfo.