Início Mundo Milhares de ativistas antiaborto marcham nos EUA: ‘A luta não acabou’

Milhares de ativistas antiaborto marcham nos EUA: ‘A luta não acabou’


Da redação

Milhares de ativistas contra o aborto participaram, nesta sexta-feira (23), da marcha anual em Washington, nos Estados Unidos, comprometendo-se a manter a pressão mesmo após a Suprema Corte anular o direito federal ao aborto.

O vice-presidente americano, JD Vance, afirmou aos manifestantes da Marcha pela Vida, realizada no centro da capital, que eles “têm um aliado na Casa Branca”. Vance também declarou que Washington deixará de fornecer ajuda externa a programas que promovam diversidade, igualdade de gênero e temas ligados ao aborto.

Entre os participantes, cartazes exibiam frases como “Um ser humano é um ser humano. Não importa o quão pequeno” e “Case-se e tenha filhos, você não vai se arrepender.” Eles destacaram o objetivo de ampliar a mobilização contra a legalização do aborto no país.

Desde a decisão da Suprema Corte em 2022, cerca de 20 dos 50 estados americanos proibiram ou restringiram severamente o acesso ao aborto. Segundo Connor Daggett, 31, estudante de direito, a decisão foi “um excelente começo, mas as coisas parecem estar caminhando mais lentamente em nível nacional”, reforçando que “a luta não acabou”.

Esta é a segunda vez que o vice-presidente participa do evento ao lado dos manifestantes, reforçando o compromisso do governo federal com a pauta dos grupos antiaborto.