
Reforçando seu papel como articuladora entre poder público e sociedade civil, a Gerando Falcões cumpriu, nesta quinta (11), uma série de agendas estratégicas em Brasília voltadas ao fortalecimento de políticas públicas de combate à pobreza, inclusão produtiva e proteção social para favelas e territórios vulneráveis.
A principal agenda ocorreu no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com o objetivo de avançar na construção de um Protocolo de Intenções transversal que contribua para iniciativas estruturantes do governo. A proposta reforça o compromisso conjunto com estratégias de superação da pobreza, fortalecimento da proteção social, incentivo ao microcrédito e inclusão econômica de jovens, mulheres e trabalhadores das periferias. No encontro, a Gerando Falcões apresentou os resultados de seus programas ao coordenador-geral de Articulação e Desenvolvimento de Programas e Ações de Apoio ao Empreendedorismo, Eduardo Dalbosco; à coordenadora-geral de Supervisão e Acompanhamento de Programas e Ações de Apoio ao Empreendedorismo, Joyce Daiani Barbosa; e às representantes da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Erika Odara e Julia Mezarobba. “O MDS é um ator central na construção de políticas públicas capazes de transformar a vida de milhões de brasileiros. Esse diálogo reforça a importância de unirmos governo e sociedade civil para enfrentar a pobreza com foco, escala e permanência,” destacou Lucas Cepeda, diretor de Relações Governamentais da Gerando Falcões.
Ele acrescenta que a articulação institucional tem se mostrado essencial para ampliar o impacto das iniciativas da organização: “A realidade das favelas exige respostas coordenadas, de longo prazo e sustentadas por políticas públicas robustas. Ao fortalecer nosso diálogo com o governo federal, ajudamos a criar caminhos para que experiências bem-sucedidas nas comunidades possam inspirar programas nacionais e apoiar quem mais precisa.”
A agenda em Brasília também incluiu a reunião com Márcio Vale, secretário-adjunto de Infraestrutura Urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Casa Civil, para tratar do Programa Periferia Viva. A conversa abordou a necessidade de integrar soluções de urbanismo social, desenvolvimento econômico e proteção social, ampliando o alcance de políticas voltadas às periferias urbanas.
A agenda em Brasília também incluiu uma reunião com Márcio Vale, secretário-adjunto de Infraestrutura Urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Casa Civil. O diálogo tratou do Programa Periferia Viva e da aproximação entre a Gerando Falcões, a Casa Civil e o Ministério das Cidades, incluindo a possibilidade de estruturar uma parceria institucional entre os órgãos. A conversa reforçou ainda a importância de integrar soluções de urbanismo social, desenvolvimento econômico e proteção social, ampliando o alcance e a efetividade das políticas voltadas às periferias urbanas.
As reuniões fazem parte da estratégia institucional da Gerando Falcões para fortalecer a relação com instâncias federais e contribuir tecnicamente com a formulação e o aprimoramento de políticas públicas voltadas à dignidade, mobilidade social e redução das desigualdades nas favelas brasileiras.
Sobre a Gerando Falcões
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o impacto de lideranças e iniciativas que combatem a pobreza nas favelas, com ações estruturantes em educação, desenvolvimento econômico e urbanismo social.










