Da redação
Neste sábado (7), a Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga realizou um mutirão que atendeu mais de 50 pacientes com pequenos procedimentos cirúrgicos e atendimentos odontológicos. A ação reuniu mais de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos, odontólogos, técnicos em saúde bucal e quase dez residentes de Medicina de Família e Comunidade (MFC).
Os procedimentos oferecidos incluíram a retirada de lesões de pele, como verrugas e cistos sebáceos, além de profilaxia para prevenção de doenças periodontais. O objetivo do mutirão foi tanto atender a demanda local quanto promover a capacitação dos residentes do programa.
“São procedimentos que seriam encaminhados à Atenção Secundária. Porém, aqui mesmo na UBS, a gente consegue ensinar os residentes e oferecer o atendimento à população”, afirmou a preceptora do programa de residência, Hiromi Trevisan.
O mutirão também marcou o início da oferta do implante subdérmico contraceptivo de etonogestrel, conhecido como Implanon, recentemente incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Dez pacientes foram agendadas para receber o método durante o evento.
Segundo os organizadores, o Implanon oferece vantagem por sua duração de até três anos e alta eficácia, sem necessidade de uso diário ou contínuo, diferentemente de anticoncepcionais orais ou injetáveis.
Com informações da Agência Brasília.





