Nasa prevê lançamento de missão para troca de astronautas da ISS em 11/2


Da redação

A Nasa informou nesta quarta-feira que o lançamento da missão Crew-12, que substituirá a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS), pode ocorrer em 11 de fevereiro. Inicialmente marcada para 15 de fevereiro, a decolagem foi antecipada após a evacuação de um grupo anterior de astronautas por motivos médicos.

A primeira janela de lançamento foi aberta às 11h GMT, segundo publicação da Nasa em suas redes sociais. Caso haja necessidade, existem janelas alternativas nas manhãs de 12 e 13 de fevereiro.

A missão Crew-12 partirá de Cabo Cañaveral, na Flórida, com uma equipe formada pelos americanos Jessica Meir e Jack Hathaway, a francesa Sophie Adenot e o russo Andrey Fedyaev.

A definição da nova data enfrentou dificuldades, segundo a Nasa, devido à proximidade com a missão Artemis II. Este projeto prevê o primeiro voo tripulado ao redor da Lua em mais de 50 anos, e sua janela de lançamento também se inicia em fevereiro.

“A Nasa continua trabalhando em possíveis janelas de lançamento para duas importantes missões tripuladas em fevereiro: Artemis II e Crew-12. Tomaremos qualquer decisão sobre a melhor oportunidade de lançamento para cada missão mais perto da data do voo”, afirmou a agência.