Com o objetivo de ampliar a rede de proteção à mulher vítima de violência, o prefeito inaugurou o espaço dedicado às mulheres do município
A criação desse espaço é uma garantia de liberdade e o prefeito de Novo Gama tem por objetivo, em conjunto com a Secretaria da Mulher, preparar o ambiente, capacitar o servidor e priorizar esse atendimento às vítimas para que seus direitos sejam garantidos, a fim de trazer mais segurança, dignidade e qualidade de vida para essas mulheres.
A iniciativa é uma adesão ao Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra a Mulher – instituído em 2019 e é um espaço mais humanizado às mulheres vítimas de violência, dispondo de escuta psicossocial e encaminhamento às redes de proteção.
A Secretaria da Mulher e da Diversidade Social, é um espaço de acolhimento e acompanhamento social, psicológico e de orientação jurídicas as mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, a fim de ter todos seus direitos cumpridos e possa, por fim, romper o ciclo da violência.
Na solenidade, Carlinhos fez questão de elogiar a Secretária da Mulher, Jucelia Santos, pela parceria em poder, juntos, pensar em um ambiente para as crianças. A brinquedoteca veio para entreter as crianças e garantir um ambiente apropriado enquanto esperam pelos familiares “A brinquedoteca é um espaço para as crianças aguardarem seus familiares. E eu tenho orgulho de ter Jucélia como minha secretária, pois agora no município de Novo Gama, nós temos uma secretaria que funciona de verdade”, ressaltou.
Jucélia, secretária da Defesa da Mulher, comemora mais um passo adiante na luta contra a violência “Nós fazemos isso aqui por amor. A Sala Lilás já é uma realidade em nosso município e hoje, graças ao nosso prefeito Carlinhos, podemos dizer que temos um espaço pronto e eficaz para atender às mulheres que necessitam de ajuda’, concluiu.
Para a eficácia do atendimento, a secretaria trabalha em conjunto com o Governo Municipal, Guarda Civil Municipal, Policia Militar e Civil. “Nós temos, hoje, em nosso município uma grande rede de apoio para todas as mulheres novogamenses, e isso se deve ao trabalho duro de proteção do nosso prefeito Carlinhos. Todas elas que chegarem em nossas unidades terão servidores qualificados para atendê-las e dar todo o suporte necessário”, reforça, Delegada Lídia, da DEAM e DP de Novo Gama.
De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria, desde o início da gestão, apenas três casos de feminicídio foram registrados no município. Um caso em março de 2021, no bairro do Pedregal. No ano de 2022, não foi registrado nenhum caso de feminicídio no município, enquanto em 2023, dois casos foram notificados, também no bairro Pedregal. Os números baixos de feminicídio no município se deve a política de tolerância zero para os agressores. E Carlinhos do Mangão deixa bem claro que enquanto ele for gestor desse município nenhuma mulher ficará sem amparo.
“É gratificante ver que temos uma secretária que funciona, uma polícia eficaz que está apta para defender nossas mulheres. Nós temos aqui uma viatura exclusiva para protegê-las. No Novo Gama, o homem que pratica violência contra a mulher, vai preso! Queremos manter os números de feminicídio zerados em nossa cidade. Nenhuma mulher ficará sem amparo!”, diz.
O local funcionará de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h, no prédio da Secretária da Mulher e Diversidade, o mesmo prédio da Secretária da Promoção Social.