Início Política Nikolas Ferreira diz que acionará MP contra Lula; Rogério Marinho prepara ação

Nikolas Ferreira diz que acionará MP contra Lula; Rogério Marinho prepara ação

- Publicidade -


Da redação

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta segunda-feira, 16, que irá protocolar uma representação no Ministério Público (MP) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a escola de samba Acadêmicos de Niterói. O parlamentar alega que o desfile realizado no domingo, 15, durante o Carnaval, representou “propaganda eleitoral antecipada”.

Segundo Nikolas, recursos federais teriam financiado o evento, que, em sua avaliação, funcionou como um “desfile-comício” exibido em rede nacional, com enredo, alegorias e transmissão exaltando o presidente Lula e seus programas de governo. “Protocolarei representação ao Ministério Público para que seja proposta ação de improbidade administrativa contra o Lula e a escola de samba beneficiada”, publicou o deputado em seu perfil na rede X.

O parlamentar também criticou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmando que o órgão considerou a apresentação uma manifestação cultural, enquanto, segundo ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “permanece inelegível por muito menos”. Nikolas ainda afirmou que, caso Lula se candidate em 2026, entrará com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por abuso de poder político e econômico.

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, declarou que também pretende acionar a Justiça Eleitoral, mas não detalhou a natureza da ação ou o prazo para apresentá-la. “Não aceitaremos a normalização do uso indireto de eventos culturais de grande projeção como instrumento de promoção pessoal e eleitoral”, escreveu Marinho nas redes sociais.

O senador acrescentou que todas as medidas judiciais cabíveis serão avaliadas para apurar eventual abuso de poder político e uso indevido de estruturas públicas que, segundo ele, “deveriam servir a todos os brasileiros”.