São Paulo é uma das principais cidades de todo o planeta onde estão sendo realizadas ações especiais neste Dia Mundial da Limpeza Urbana. Há uma série de ações especiais no centro de São Paulo promovidas pela Loga e EcoUrbis, empresas responsáveis pela gestão de resíduos na capital, e a SP Regula, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo.
Entre as iniciativas está uma escultura do artista Sandro Rodrigues, construída com materiais recicláveis coletados no próprio centro. A obra reproduz o slogan “Eu amo SP”, tem 8 metros de largura por 2 metros de altura. Ficará na Praça Patriarca por 20 dias.
Nela, há um QRCode que dá acesso ao site www.reciclasampa.com.br/, página que reúne informações sobre coleta seletiva, pontos de coleta e orientações sobre como separar e destinar adequadamente os itens recicláveis.
Entre 10h e 17h estão programadas ações de educação ambiental com tenda e ecomóvel, um furgão com atividades lúdicas, além da distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e outras espécies.
A partir das 19h30 serão feitas projeções na fachada de um edifício na rua João Guimarães Rosa, 183, na Praça Roosevelt. As projeções continuarão a ser realizadas nos próximos dias no mesmo horário.
O objetivo desse conjunto de ações é conscientizar a população sobre a importância de gerar menos resíduos, de separar e destinar o lixo adequadamente e de manter a cidade limpa. Por dia, somente no centro de São Paulo, são coletadas em média, 60 toneladas de resíduos entre orgânicos, recicláveis e materiais de serviços de saúde.
Ainda como parte do projeto, está programada para o fim de setembro uma intervenção artística de grafite em um dos novos caminhões da coleta seletiva a ser realizada por um artista visual no Vale do Anhangabaú.