audiência pública no Senado debateu o projeto de implantação do BRT entre Luziânia (GO) e Brasília (DF)
A Secretária do Entorno do Distrito Federal de Goiás, Caroline Fleury, enfatizou hoje (04/07), em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, a necessidade de integração entre os governos de Goiás, Distrito Federal e União para viabilizar a operacionalização do transporte na Região Metropolitana do Entorno (RME), especialmente, após as obras de infraestrutura. A sessão debateu o projeto de implantação do BRT entre Luziânia (GO) e Brasília (DF).
“Como é que nós vamos fazer essa operação realmente funcionar e como é que essa operação para em pé? Como é que a gente integra o Distrito Federal?”, questionou Fleury. Ela reforçou a defesa do Governo de Goiás pela urgência em definir a gestão do transporte na região. “Precisamos avançar na formação de um consórcio interfederativo, que realmente seja uma autarquia visando um transporte integrado”, frisou.
Viviane Esse, Secretária Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, endossou a proposta de governança integrada entre os entes federados para gerir o sistema de forma eficaz e benéfica ao usuário final. “Não basta apenas infraestrutura, precisamos de uma gestão integrada para resolver um problema histórico complexo. Vamos realmente precisar pensar numa modelagem de gestão desse viário, que é mais urbano, não tem muita característica de rodovia federal”, disse.
Presidida pelo Senador Jorge Kajuru, a audiência contou, ainda, com a participação dos prefeitos Diego Sorgatto (Luziânia), Pábio Corrêa (Valparaíso), além dos representantes do DF Josiel França (Administrador de Santa Maria) e Fabiano dos Santos (Chefe de unidade da Secretaria de Transporte e Mobilidade).
O senador Jorge Kajuru destacou a condição de sofrimento que o usuário do transporte na região passa todos os dias e ressaltou o empenho para que as obras comecem quanto antes. “Essa audiência pública histórica é o pontapé inicial, agora o que nós precisamos colocar em prática”, finalizou.
Saiba mais sobre o projeto do BRT
O BRT entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF) foi uma das obras escolhidas pelo Governador Ronaldo Caiado como prioritárias para serem incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo Governo Federal. A obra, prevista para começar até o final do ano, beneficiará diretamente mais de 720 mil usuários do transporte na Região Metropolitana do Entorno do DF (RME), com ganho médio per capita de 45 minutos por dia.
O projeto abrange a construção de uma infraestrutura exclusiva para ônibus, que inclui estações, corredores dedicados e tecnologias avançadas de controle de tráfego. Além de Luziânia, o projeto também engloba os municípios de Novo Gama, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás, além da região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal.
Fonte: Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás