“A testagem da covid-19 é apenas uma amostragem, mas não é o balizador dos trabalhos do governo”, disse Lucilene Florêncio

Por Sandro Gianelli

Lucilene Florêncio é médica ginecologista e está à frente das ações da Secretaria de Saúde para enfrentar a pandemia do coronavírus em Ceilândia e Brazlândia. A cidade de Ceilândia é uma das regiões com maior incidência de casos da covid-19 no DF.

A superintendente da Região Oeste de Saúde, Drª Lucilene Florêncio, concedeu entrevista para a Associação de Blogueiros do Distrito Federal e Entorno (ABBP), na manhã desta terça-feira (23). O Portal Conectado ao Poder questionou sobre os testes relacionados a Covid-19 que estão sendo realizados no DF.

No DF, em geral, há dois tipos de exame, o de teste sanguíneo e o teste swab.

O teste sanguíneo atua na coleta de uma gota de sangue. A partir dessa amostra, é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus que causa a Covid-19. O resultado sai em até 30 minutos e será fornecido ao usuário logo após a coleta.

O teste swab é quando coleta-se material da garganta e do nariz do paciente, por meio de um cotonete (swab) analisado em laboratório. O resultado sai em até 48 horas.

Lucilene Florêncio afirmou que “ambos os exames estão corretos e que quando você testa positivo num local e testa negativo em outro, não existe boa ou má qualidade pelo teste. Até porque todos os testes são validados pela ANVISA. O que existe são padrões diferentes de testagem e do período ao qual o paciente teve contato com a covid-19”.

“O teste rápido não é o balizador das nossas ações. Apenas no 13º dia é que vamos encontrar o padrão ouro para detectar. Normalmente as pessoas testam em dias que não é o 13º. E isso causa um resultado que pode não ser a realidade”, afirmou Lucilene.

A doutora esclarece que um paciente pode ter procurado duas unidades de saúde e ter obtido resultados negativos e em seguida ter feito um terceiro teste que teve resultado positivo. Isso significa que o dia feito, nos testes anteriores, não foi o ideal.

“A testagem da covid-19 é apenas uma amostragem, mas não é o balizador dos trabalhos do governo. Na medicina o histórico clinico é sempre soberano. Ouvir o paciente sempre será o balizador do médico”, finalizou Lucilene Florêncio.

Teste definitivo

Os testes swab têm função diagnóstica, sendo o RTPCR o teste definitivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esclarecimento

Os testes rápidos positivos indicam que você teve contato recente com o vírus (IgM) ou que você já teve Covid-19 e está se recuperando ou já se recuperou (IgG), uma vez que indicam a presença de anticorpos que são as defesas do organismo. No entanto, os anticorpos só aparecem em quantidades detectáveis nos testes pelo menos oito dias depois da infecção.

Agendamento de testes

Pessoas com sintomas de Covid-19, ou que tiveram contato com pacientes diagnosticados com a doença podem agendar seu teste online, por meio do site https://sistemas.df.gov.br/mteste/. O teste leva o cidadão a um mecanismo simples e rápido. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui