Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal


Da redação

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou 3.032 exames teóricos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre 12 e 29 de janeiro, já sob as normas do novo processo, estabelecidas pela Resolução nº 1.020, de 1º de dezembro de 2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo a regulamentação, é obrigatório concluir o curso teórico antes de realizar o exame. O curso pode ser feito pelo aplicativo CNH do Brasil, em autoescolas, Escolas Públicas de Trânsito (EPTs), Instituições de Ensino de Trânsito (IETs) ou demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

A prova teórica é composta por 30 questões de múltipla escolha, retiradas do Banco Nacional de Questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Para ser aprovado, o candidato deve acertar, no mínimo, 20 questões. O tempo de prova é de 80 minutos, podendo ser dobrado nos casos de dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou transtorno do espectro autista (TEA).

O agendamento do exame pode ser feito eletronicamente por meio do Portal de Serviços do Detran-DF, após o registro da conclusão do curso teórico. O próprio candidato escolhe data, local e horário para a realização da prova.

A diretora de Controle de Veículos e Condutores do Detran-DF, Bruna Pacheco, destaca a importância do novo sistema: “O agendamento eletrônico é um passo crucial para garantir que o processo de habilitação no Distrito Federal seja mais transparente e acessível. Ao permitir o agendamento direto pelo candidato após a formação, otimizamos e agilizamos o fluxo de atendimento”.