Da redação do Conectado ao Poder
A nova via vai beneficiar motoristas com mais de 5 km de extensão e investimentos de R$ 10,5 milhões.

Na manhã de quarta-feira, 17 de setembro de 2025, o prefeito de Cidade Ocidental, Lulinha Viana, ao lado de vereadores, do ex-prefeito Fábio Corrêa e da deputada distrital Jaqueline Silva, visitou a nova marginal da BR-040, que se estende do Chifrudo até a entrada do Jardim Botânico. A visita teve como objetivo acompanhar a finalização das obras dessa via, que promete facilitar o trânsito na região.
A nova marginal, que já está pavimentada e com 5,6 km de extensão, recebeu um investimento de R$ 10,5 milhões, com recursos do Tesouro do Governo do Distrito Federal e emenda parlamentar da deputada Jaqueline. Com a nova via, cerca de 100 mil motoristas que utilizam a BR-040 diariamente terão mais agilidade em seus deslocamentos, já que a marginal conta com duas faixas de rolamento, inicialmente no sentido Plano Piloto.
O início da sinalização horizontal e vertical do trecho é uma das etapas que estão sendo finalizadas. Essa sinalização vai do Monumento Solarius, popularmente conhecido como Chifrudo, até a entrada que dá acesso ao Jardim Botânico. Durante a visita, as autoridades também trataram sobre melhorias nas condições de iluminação da DF-495 e a instalação de redutores de velocidade para aumentar a segurança na área.
O projeto da nova marginal inclui acessos estratégicos para a BR-040, Jardim Botânico, Santa Maria e Recanto das Emas. Um dos destaques é a saída criada no viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que permitirá ao motorista escolher entre a pista principal da rodovia ou a nova marginal. No entanto, o acesso da Marinha será exclusivo para entradas, com saída obrigatória pelo viaduto de Santa Maria.
Por ser uma via paralela à BR-040, a nova marginal não terá paradas de ônibus, mantendo o transporte coletivo na pista principal. O funcionamento inicial será em sentido único para o Plano Piloto, com a possibilidade de reversão do fluxo no fim do dia, dependendo da viabilidade técnica que está em análise para a construção de um balão no local.










