Da redação
Em reunião do Conselho Regulador, a Agência Goiana de Regulação (AGR) autorizou novas empresas de transporte regular a operar linhas sem serviço ou com atendimento precário em Goiás. Foram aprovados requerimentos para a prestação em várias regiões do estado. Entre as linhas, estão ligações entre Goiânia e Aragarças e rotas no Entorno do Distrito Federal. As habilitações resultam de chamamentos públicos realizados pela AGR em 2023 e 2025.
Segundo os editais, as empresas prestarão o transporte intermunicipal de passageiros em regime de livre concorrência e liberdade tarifária, podendo se candidatar a mais de uma linha e atuar em trechos já operados por outras. A habilitação técnica e jurídica e os projetos técnico-operacionais são analisados pela Comissão de Chamamento Público e submetidos ao Conselho Regulador.
As autorizações para investidores no setor foram retomadas há três anos, com vários chamamentos públicos para habilitar novas empresas e atender linhas sem serviço ou com atendimento precário.
Entre os pedidos aprovados, a Bruno Tur Transporte e Turismo Ltda. operará as linhas Goiânia–Aragarças, via Iporá e Piranhas, e Aragarças–Baliza, via Bom Jardim de Goiás. A Viação Ouro Preto obteve autorização para a linha Corumbá–Cocalzinho. A Fly Transportes Ltda. foi habilitada para Goiânia–Varjão, via BR-060.
A UTB União Transporte Brasília Ltda. foi autorizada a operar Novo Gama–Cidade Ocidental, via BR-040, DF-290 e ABC; Novo Gama–Valparaíso de Goiás I, via BR-040 e DF-290; e Valparaíso de Goiás II–Cidade Ocidental, via BR-040, GO-521 e ABC. A José Carlos Oliveira Transportes Brasil Ltda. operará Rio Verde–Aragarças, via Montividiu e Iporá, e também Goiânia–Aragarças, via Iporá e Piranhas.








