Da redação do Conectado ao Poder
GDF deverá licitar a obra até dezembro, visando aliviar o tráfego na região as novas pontes sobre o Lago Paranoá.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou um investimento de até R$ 1,4 bilhão para a construção de duas novas pontes sobre o Lago Paranoá, na região do Lago Sul. A licitação para as obras deverá ser lançada até o final deste ano, com o objetivo de aliviar o tráfego intenso e atender ao crescimento urbano na área.
De acordo com Ibaneis, a cidade enfrenta um estrangulamento no tráfego, especialmente nas vias que ligam os residenciais de alto padrão ao Plano Piloto. “Brasília já está estrangulada. A cidade está crescendo muito, especialmente nesta região: Jardim Botânico, Tororó; condomínios e áreas com grande potencial habitacional, mas que precisam de infraestrutura”, disse o governador. As novas pontes visam melhorar o fluxo de veículos na Ponte JK, que atualmente é uma das mais utilizadas.
Uma das estruturas estará situada ligando a QL 28 do Lago Sul às proximidades da antiga Academia de Tênis, enquanto a outra será construída 300 metros acima da barragem do Lago Paranoá — um local que atualmente não suporta o tráfego de caminhões. O projeto, segundo Ibaneis, não terá o mesmo estilo luxuoso da Ponte JK, mas é necessário para desviar o tráfego que se acumula nas horas de pico, especialmente pela manhã.
O financiamento para as novas pontes já está garantido através de operações de crédito e recursos da Terracap. A expectativa é que a publicação da licitação ocorra entre outubro e novembro de 2025, e o início das obras está previsto para 2026, com um prazo de entrega de dois a três anos.
Atualmente, Brasília possui quatro pontes sobre o Lago Paranoá. As mais conhecidas são a Ponte Juscelino Kubitschek, inaugurada em 2002, e a Ponte Honestino Guimarães, projetada por Oscar Niemeyer. Com as novas construções, o governo espera desconcentrar o fluxo sobre a Ponte JK e o centro da cidade, além de impulsionar o desenvolvimento de áreas como o Jardim Botânico e o Tororó.
Esse projeto faz parte de um planejamento maior de mobilidade urbana, que também contempla novos investimentos em ciclovias e vias para transporte público, visando melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida para os cidadãos do Distrito Federal.