Da redação
O Partido Novo protocolou uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) nesta segunda-feira, 12, pedindo investigação sobre o uso da estrutura da Presidência da República na organização do carro alegórico em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desfilar no carnaval.
Segundo o Novo, há indícios de utilização de recursos públicos e de servidores ligados ao Palácio do Planalto na preparação do desfile da escola Acadêmicos de Niterói, que homenageará Lula no domingo, 15 de fevereiro, no Carnaval do Rio de Janeiro.
A legenda solicita que o TCU apure em que medida houve emprego da máquina pública federal para fins particulares ou pessoais, especialmente envolvendo familiares do presidente, como Janja da Silva. O objetivo é assegurar que não haja desvio de finalidade no uso de recursos do governo.
O partido também pede transparência sobre eventuais gastos e destaca a importância de diferenciação entre atividades oficiais e ações de caráter privado, sobretudo quando envolvem figuras públicas do Executivo Federal.
O caso aguarda análise do tribunal, que pode determinar medidas de fiscalização ou envio de informações adicionais pela Presidência. Até o momento, não houve manifestação oficial do Planalto ou da escola Acadêmicos de Niterói sobre o caso.








